Gilbarco Veeder-Root
Tiempo de lectura: 4 minutos – 26 de diciembre de 2022

Prêmio Design MCB: Quando a tecnologia e o design nacionais se encontram no estado da arte, o nome é Prime S

Para fechar o ano de 2022 com chave de ouro, o mês de dezembro trouxe um reconhecimento para a nossa bomba Prime S que obteve menção honrosa na 35ª Edição do Prêmio Design do Museu Casa Brasileira, a mais longeva premiação do desenho industrial e arquitetônico do país.

 

Selecionada entre 616 projetos inscritos na competição, o design da bomba Prime S recebeu menção honrosa na categoria Eletroeletrônicos. A escolha ficou sob a responsabilidade de duas comissões independentes de jurados, compostas por professores e mestres de arquitetura e urbanismo, desenho industrial, comunicação e semiótica. Administrado pela Fundação Padre Anchieta, o Museu Casa Brasileira é o único no país especializado em arquitetura e design.

 

O desenvolvimento da Prime S durou, aproximadamente, três anos, e pensando em um design mais atrativo para o consumidor e que, ao mesmo tempo, atendesse a operação na pista, proporcionando praticidade e ergonomia para o frentista, a Gilbarco Veeder-Root contou com a parceria de Joaquim Redig, mestre em design profissional e titular do escritório Design Redig.

 

Doutor em design ESDI-UERJ, Livre docente FAU-USP e Professor da PUC Rio, o designer tem longa experiência na área de petróleo, com projetos para as maiores distribuidoras do país. É ele, também, o responsável pelo design da bomba Infinity, desenvolvida pela Gilbarco Veeder-Root em 2010, e que abriu o caminho para a inovação em design de bombas, que historicamente tinham formas básicas, praticamente um único desenho de engenharia com objetivo de atender a normas de segurança.

 

WhatsApp Image 2022-12-16 at 22.47.06

 

Como os principais atributos da Bomba Prime S eram seus dispositivos eletrônicos, minha preocupação foi imprimir o aspecto de modernidade ao produto. Usei dois recursos principais: painel de vidro preto, sem molduras, sem janelinhas, o que é habitual nesse mercado, e fiz a parte superior da bomba mais delgada, que é uma característica dos produtos eletrônicos”, conta ele.

 

Considerada a mais moderna bomba de combustíveis do mercado, Prime S conjuga o que há de mais avançado em tecnologia e design – agora, oficialmente reconhecido, por autoridades da especialidade. Embora desenvolvida para o mercado brasileiro, a amplitude global dos seus recursos e tecnologia, já lhe garantiu passaporte internacional: hoje, a bomba é exportada para países como o Paraguai, Argentina, Equador, Nicaragua e Costa Rica.

 

WhatsApp Image 2022-12-16 at 22.47.07

 

Para marcar o reconhecimento, o Museu da Casa Brasileira está disponibilizando, também, um selo para ser utilizado pelos premiados e destacados com menções honrosas em embalagens, peças gráficas e digitais e os trabalhos podem ser visitados nas dependências da entidade, em São Paulo.

Compareceram ao primeiro dia da exposição – que segue até o dia 30 de março - o designer Joaquim Redig acompanhado de Bruno Padovano, arquiteto e fundador da rede e-DAU – Designers, Arquitetos e Urbanistas em Rede; Wellington Granja, nosso Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento; e Luis Falguera, nosso Diretor da Unidade de Negócios LatAm Sul & Country Manager Brasil.

 

  • Compartilhe

Resultado da busca

Conte-nos sobre sua experiência

Conteúdos exclusivos com a propriedade de quem entende do seu negócio.

Assine a newsletter.

Nova call to action