Gilbarco Veeder-Root
Tiempo de lectura: 4 minutos – 26 de diciembre de 2022

Upgrade da bomba: Tecnologia do futuro nos postos do presente

Mais e mais, e de modo acelerado, tecnologia e mobilidade vêm sendo incorporadas ao nosso dia a dia, trazendo facilidades, agilidade, segurança e precisão a todos os setores e atividades. Há poucas décadas compras on-line, pagamentos pelo celular, inteligência artificial e conversas com robôs figuravam apenas em obras de ficção, enquanto hoje, mundialmente, são práticas presentes no nosso cotidiano e as novas gerações sequer conseguem imaginar que no passado - bem recente - nada disso existia.

 

Essa evolução tecnológica está sendo em parte pressionada pela mudança nas legislações e demandas desse novo cliente: altamente conectado, que segue as tendências do momento e é cada vez mais exigente em todos os sentidos. O chamado ‘Consumidor 5.0’ é imediatista e menos tolerante que seus antecessores. Prioriza a experiência de compra e quer eficiência, segurança, qualidade de produtos e de atendimento em suas transações. Marcas e produtos que desejam conquistá-los e mantê-los não podem ignorar esses requisitos, além de se antecipar, para satisfazer o futuro ‘Consumidor 6.0’, que já vem aí, com novas e ainda mais desafiantes exigências.

 

Automação passou, assim, a ser peça fundamental nesse cenário, em que também os postos de combustíveis precisam estar preparados, não só para as demandas do novo perfil de cliente, como para, num mercado altamente competitivo, obter o máximo de eficiência em sua gestão e operação.

 

Para esse consumidor, agilidade no atendimento, facilidade de meios de pagamentos e, especialmente, segurança quanto à qualidade e ao volume do combustível adquirido são fundamentais para sua fidelização. Isso sem contar que, hoje, a crescente preocupação ambiental leva muitos usuários a optarem por produtos e estabelecimentos que adotem as melhores práticas nesse aspecto e com relação à saúde de seus trabalhadores e clientes.

 

[BLOG OLA] Post 6 - Gestion automatizada como mejorar la eficiencia operacional de la estacion

 

Excelência e versatilidade como diferenciais

 

Inteligência, análise, recursos e pioneirismo são os fatores chaves para se antecipar a esta linha do tempo. Marcas como a Gilbarco Veeder-Root já contam com soluções tecnológicas que controlam o processo de abastecimento, do tanque ao bico, adequando os postos de combustíveis às novas demandas e adiantando-se às que se aproximam, inclusive com configurações amigáveis, preparadas para o upgrade, para receber as inovações, sem a necessidade de grandes investimentos por parte do cliente.

 

De revenda ou de abastecimento próprio – para indústrias, transportes e unidades do agronegócio –, os postos já têm à disposição recursos de automação capazes de monitorar à distância – mediante dados exatos, fornecidos em tempo real – praticamente todos os processos da operação. Isso lhes assegura gestão mais precisa e, consequentemente, maior rentabilidade, na medida em que erros operacionais e perdas são evitados. A tecnologia cuida dos controles do posto, para que os gestores tenham mais tempo para traçar estratégias que agreguem valor adicional ao negócio.

 

Evolução contínua

 

 

Para postos revendedores, a bomba Prime S, a mais moderna do mercado brasileiro, satisfaz as exigências das Portarias 427/2021 e 2276/2022 do Ministério do Trabalho e está preparada para receber o retrofit eletrônico para atendimento a Portaria 159/2022 do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), novo Regulamento Técnico Metrológico. A bomba pode sair de fábrica já com o sistema de recuperação de vapores instalado ou, dependendo da necessidade do cliente, estar apta a recebê-lo posteriormente. Além de sua robustez e de seu design inovador, possui exclusiva tecnologia antifraude e está mecanicamente preparada para receber o kit retrofit eletrônico, quando disponível, para atender ao novo RTM (Regulamento Técnico Metrológico) estabelecido pelo Inmetro, sendo a única a proteger, desde agora, por meio de assinatura digital com criptografia assimétrica e esteganografia, os dados volumétricos e todos os demais gerados em cada abastecimento, o que garante o volume real do combustível abastecido e, com isso, a confiança do cliente.

 

 

A nova plataforma tecnológica da Prime S é versátil. Sua estrutura também possibilita a identificação de frentistas e a integração com os principais softwares disponíveis no mercado, assim como a incorporação de novas soluções de automação, aplicativos móveis e meios de pagamento.

 

Para oferecer flexibilidade ao cliente que em 2022 está comprando uma bomba de combustível, a Gilbarco Veeder-Root preparou os modelos Prime PHX, PHR e PMD para receber o retrofit eletrônico, exigido pelo novo RTM. Vale lembrar que, por essa nova regulamentação do Inmetro, bombas vendidas em 2022 só em 2033 terão de ser substituídas ou adequadas às novas normas.

 

Essas alterações mecânicas, introduzidas nos modelos tradicionais da linha Prime, reduzem substancialmente a complexidade, o tempo e o custo da readequação dos equipamentos para atender às novas normas, quando o kit eletrônico estiver disponível para venda.

 

 

Controle desde o tanque

 

A automação, por definição é um processo conectado e contínuo que obviamente não se limita apenas às bombas. Está presente, também, no controle dos tanques de combustíveis que garante ao posto gestão mais eficiente do inventário e lucratividade, além de minimizar perdas e assegurar o respeito à legislação ambiental.

 

Os sistemas de monitoramento, bombas submersas e sondas, como a Mag-D da Gilbarco Veeder-Root, não só são capazes de controlar o estoque, como também monitoram a densidade do combustível – detectando, assim, não conformidades quanto à qualidade –, identificam o impacto da água nas operações e no armazenamento de diesel e outros aspectos essenciais à gestão dos tanques. Todos esses recursos, totalmente automatizados, estão preparados para atender às necessidades especificas de cada estabelecimento.

 

Destaque para o sistema de medição e monitoramento TLS 450 PLUS, que combina tecnologia avançada, precisão na medição e praticidade na entrega das informações. O sistema se concentra no monitoramento da qualidade do combustível e dos riscos ambientais, detectando vazamentos com rapidez, de forma a impedir a contaminação do solo e lençol freático e evitar o ônus decorrente de acidentes dessa natureza.

 

Restou alguma dúvida? Pode perguntar: somos o seu parceiro tecnológico número 1. Nossos técnicos estão prontos para oferecer todas as informações e avaliar quais as soluções mais adequadas para ajudar seu posto nesta transição. Conte conosco.

 

  • Compartilhe

Resultado da busca

Conte-nos sobre sua experiência

Conteúdos exclusivos com a propriedade de quem entende do seu negócio.

Assine a newsletter.

Nova call to action