Carlos Ribeiro
Tiempo de lectura: 4 minutos – 26 de diciembre de 2022

Medição e Monitoramento remoto através dos dados do IP do equipamento

Quem é administrador de posto há algum tempo já deve ter percebido quanto sua atividade mudou muito nas últimas décadas. A sua rotina está diferente. Saíram de cena os processos manuais, dando vez aos computadores e seus sistemas inteligentes. Quase tudo que envolve a gestão estratégica de um posto de combustível mudou e recebeu o suporte da tecnologia para evoluir e se tornar mais ágil.

Uma das inovações que surgiu e atingiu em cheio o mercado graças à sua utilidade foi o sistema de medição e monitoramento ambiental.  

Para quem não sabe, eles são pequenos aparelhos que são responsáveis por uma mudança significativa no trabalho de frentistas e gestores por um simples fator: sua exatidão.

A tecnologia envolvida em sua programação permite que eles façam uma leitura completa da situação do tanque de combustível, algo que todo gestor precisa para completar as atividades burocráticas de seu trabalho, tais como o preenchimento do LMC e o registro do estoque.

Além de sua principal finalidade, o sistema é conectado e fornece informações atualizadas pela internet. Essa melhoria ajuda muito quem se desdobra na administração de mais de um posto de combustível e precisa ficar atento constantemente às informações relacionadas ao estoque.

Separamos abaixo 5 situações comuns na rotina de um gestor de posto de combustível e como o acesso de dados do sistema através do IP pode fazer a diferença em cada uma delas.

Para que servem os sistemas de medição de tanques e monitoramento ambiental?

Antes de falar das vantagens de possuir um sistema conectado vale explicar um pouco sobre esses aparelhos.

Tratam-se de inovadores sistemas de medição dos volumes presentes nos tanques de combustíveis de um posto. Eles analisam dados e efetuam cálculos que geram números precisos para os gestores. Essas informações servem para o controle estratégico dos estoques e também para detecção de problemas como vazamentos ou roubos.

Algumas atividades do cotidiano de um posto, como o preenchimento dos relatórios de reconciliação de estoque (cruzamento de informações entre o estoque calculado e o estoque real) foram totalmente modificados pela inclusão desses sistemas.

1) Mobilidade da informação

A mobilidade é um dos quesitos mais relevantes para as empresas de tecnologia no momento em que desenvolvem seus novos produtos.

Com a ascensão do conceito da internet das coisas, tudo, ou quase tudo se tornou “conectável” e capaz de gerar dados. Essa lógica não se restringe a produtos como celulares e computadores. Até mesmo os sistemas de monitoramento seguem essa premissa, e fazem isso por um simples motivo: facilitar o trabalho de seus clientes.

Essa função faz com que o gestor sinta como se o posto estivesse com ele o tempo todo. Seja dentro ou fora do escritório, o acompanhamento em tempo real das informações é fundamental para a tomada de decisão, por isso é tão importante tê-las à mão o tempo todo.

2) Acesso direto aos dados

Como você já sabe, os sistemas de medição são bem mais precisos do que os métodos adotados antigamente, como o uso de uma régua de medição. Além de ser uma atividade não-rentável que ocupava boa parte do dia de um frentista, qualquer inclinação já era o suficiente para alterar os resultados.

Os sistemas colocaram um fim a este tipo de problema, mas ainda restava um outro impasse: a necessidade que o gestor tinha de ligar para o posto e pedir para quem alguém conferir as informações no sistema.

Em uma rotina em que o gestor se desdobra entre dois ou mais postos fica quase impossível manter os velhos hábitos. É preciso expandir os horizontes e adotar o acompanhamento das informações em tempo remoto.

O problema chegou ao fim quando os sistemas de monitoramento adotaram a conexão via IP. Não é preciso mais gastar horas no telefone ligando para um posto e outro para saber as situações dos tanques.

Nova call to action

3) Monitoramento de anormalidades

A premissa de uma boa vigilância passa pela análise constante da situação. Com as informações em mãos, os gestores que tem um panorama atualizado da situação dos tanques de combustível, isso permite que anormalidades sejam detectadas com muito mais precisão e agilidade.

Esses dois fatores fazem a diferença em caso de acidentes, principalmente os vazamentos. Eles representam um sério risco às finanças do posto e também para o meio ambiente. Os danos causados pela não percepção de um vazamento são incalculáveis e as multas podem passar dos milhões de reais.

É melhor não arriscar, por isso, não deixe de considerar a adoção dos sistemas de monitoramento com acesso de dados. Eles se transformam em um pequeno investimento tendo em vista a capacidade de evitar prejuízos!

4) Facilidade de interpretação e visualização de dados

Esqueças as planilhas complicadas e inúmeros cadernos e registros. Os sistemas de controle possuem um software embutido com uma tela no qual as informações são apresentadas de modo fácil, com leitura amigável e comandos simples.

Tudo o que o gestor precisa está ao alcance de seus dedos através do próprio aparelho, que ainda pode ser equipado com senhas para aumentar a segurança dos seus dados.

5) Tranquilidade para o gestor durante sua ausência

O que foi citado acima se complementa neste último quesito. O acesso remoto de informações deixa o gestor seguro para se ausentar do posto a qualquer momento.

Ao acompanhar os dados remotamente, o gestor não tem mais a necessidade de estar presente durante etapas delicadas da rotina, como a reposição dos estoques e medição de níveis dos tanques. As informações do sistema de monitoramento aparecem em tempo real, gerando tranquilidade imediata ao gestor.

Essas são algumas das facilidades trazidas pela conectividade dos sistemas de monitoramento. Não deixe de levá-las em consideração na hora de pensar em modernizar sua rotina de trabalho e os processos adotados no seu posto de combustível.

Acesse o nosso blog para ficar por dentro de inovações do mercado e as tecnologias que prometem revolucionar o modo de fazer a administração dos postos. Deixe seu comentário e partilhe suas experiências com o monitoramento de remoto de informações dos sistemas de medição!

  • Compartilhe

Resultado da busca

Comentários

Conteúdos exclusivos com a propriedade de quem entende do seu negócio.

Assine a newsletter.

Nova call to action