Antônio Cristóvão
Tiempo de lectura: 4 minutos – 26 de diciembre de 2022

Vantagens e desvantagens de embandeiramento para um posto

Quando os negócios vão bem, é natural que exista um ânimo para criar novas empreitadas em busca de sucesso e lucros ainda mais substanciais. Esta é a lógica de todos os mercados, e como em todo o segmento, cresce quem trabalha direito.

Com postos de gasolina a situação segue mesmo o roteiro. Donos de postos bem sucedidos enxergam a oportunidade de ampliar seus lucros adquirindo outro estabelecimento ou construindo do zero seu novo empreendimento.

Até agora, nenhuma novidade, não é mesmo? Mas existe um detalhe importante que reside aqui: a questão do embandeiramento. Como você já deve ter visto pelo Brasil afora, existem postos bandeirados que possuem contrato de exclusividade e fornecimento com alguma distribuidora de combustível e postos de bandeira branca que não estão vinculados a nenhuma distribuidora.

Não se fidelizar à uma bandeira possui suas vantagens e desvantagens, e é isso que nós vamos abordar neste post. Aprenda agora um pouco mais sobre a diferença entre postos bandeirados e não bandeirados e entenda as vantagens e desvantagens de cada um deles!

O que é um posto bandeirado?

São considerados postos de bandeira aqueles que assinam um contrato de exclusividade com uma distribuidora de combustíveis. Esses contratos contemplam a exclusividade de fornecimento de mercadoria para um posto, uma reposição mínima mensal nos estoques e a aplicação da identidade visual da marca em todo o estabelecimento, por um período pré-estabelecido.

A bandeira funciona como uma espécie de “franquia”, na qual o dono do estabelecimento fecha um acordo com a empresa detentora da marca para vender os produtos com a qualidade de um fornecedor já garantido no mercado. A fórmula não possui nenhuma novidade e já é uma velha conhecida dos estabelecimentos que vendem combustíveis em todo o mundo.

O que é um posto bandeira branca?

É considerado posto de bandeira branca aquele que não envolve nenhuma distribuidora em seu processo de abertura/reforma, o que garante autonomia na busca pelos revendedores e liberdade para gerenciar seu estabelecimento sem intervenção de parceiros.

Resumindo, o posto de bandeira branca não tem nenhum tipo de obrigação contratual com a distribuidora. Portanto, isso garante flexibilidade para negociar preços mais em conta com qualquer distribuidora, gerando assim uma diferença sensível no valor dos combustíveis que são repassados ao consumidor final.
Quais são as vantagens de um posto bandeirado?
Conforme dissemos lá no começo, uma das grandes vantagens de ser um posto bandeirado é relação comercial que é firmada junto à empresa de distribuição de combustíveis. Veja quatro vantagens importantes:

1. Orientação e apoio financeiro
Postos novos em construção ou postos existentes em reforma conseguem suporte técnico, indicação de fornecedores e mediante negociação recursos financeiros da distribuidora com a qual está se vinculando no que se refere a projeto e compra de equipamentos.

2. Qualidade do produto
As grandes empresas detentoras das bandeiras investem imensas quantias em pesquisa e tecnologia para garantir um combustível mais eficiente e com menor impacto ambiental. Em um país tão marcado por fraudes nos postos, a qualidade garantida por uma bandeira é determinante para o consumidor final.

3. Marketing
Empresas renomadas do ramo investem muito dinheiro em ações de marketing e publicidade, e isso é uma enorme vantagem na hora de garantir a atração popular.

4.Inteligência de negócios
As grandes corporações que vendem combustíveis não são especialistas apenas em distribuir combustíveis, elas conhecem o mercado e suas necessidades. O Business Intelligence faz parte do DNA dessas empresas, por isso, elas se tornam parceiras dos postos, principalmente por aportar conhecimento de mercado e até mesmo noções de gestão para os administradores de postos.
Quais são as desvantagens do posto com bandeira?
Como nem tudo é perfeito no mundo dos negócios, o posto também sente algumas perdas com o contrato de exclusividade com a distribuidora.

1. Exclusividade
Ficar preso a um fornecedor significa ter que aceitar os preços praticados por ele e aceitar os termos de negociação (mesmo após uma negociação ferrenha, os termos finais tendem a ser favoráveis a quem detém o produto). Essa realidade deixa a atuação do posto mais “engessada”, retirando a possibilidade de procurar preços mais atraentes e adequados à situação financeira.

2. Concorrência
Ao firmar negócios com uma empresa revendedora, o posto fica preso aos preços praticados, e com isso pode perder muitos clientes para um posto próximo que está com preços reduzidos. Ao não permitir muita flexibilidade no preço final, a bandeira cria uma saia justa no qual o posto pode ser facilmente ultrapassado pela concorrência.

Nova call to action


Quais são as vantagens do posto sem bandeira?

Não ter uma relação comercial firmada pode ser vantajoso nos seguintes pontos:

1. Liberdade na gestão
Ao não firmar uma parceria com a revendedora, o posto consegue gerir seu negócio sem a intervenção de um poderoso agente externo. Essa liberdade significa uma autonomia nos negócios para flexibilizar fatores que vão da identidade visual do posto até a capacidade de escolher o portfólio de produtos e serviços que será oferecido no posto.

2. Preços mais baixos
Um posto de bandeira não pode quebrar seu contrato e comprar combustível mais barato de outro fornecedor, porém, um posto de bandeira pode - e deve - procurar o fornecedor com melhor preço. O obstáculo aqui é a necessidade constante de avaliar a qualidade da mercadoria.


Quais são as desvantagens do posto sem bandeira?

Confira agora as desvantagens encontradas pelos postos sem bandeira:

1. Dificuldade nas negociações
Em períodos de pré alta (que são momentos estratégicos para a gestão dos postos e das revendedoras), os postos sem bandeira podem passar por dificuldades para encontrar um fornecedor interessado a fazer a venda por um preço justo.
Isso acontece porque nesses períodos os postos fazem valer seus contratos de fornecimento e conseguem garantir reabastecimentos de seus estoques antes que o valor do combustível seja alterado. Com tantos compromissos para honrar com seus postos bandeirados, poucas distribuidoras se arriscam a negociar um alto volume com um “parceiro mais distante”.

2. Investimentos por conta dos proprietários
Postos sem bandeira não contam com o suporte financeiro e os equipamentos fornecidos pelos postos. Sem este investimento, o capital inicial para fazer o posto operar fica bem mais alto.

3. Desconfiança
Os frequentes casos de combustível adulterado fizeram dos postos sem bandeira um enorme poço de desconfiança quanto à procedência de seu combustível. Mesmo que seja um bom produto, o posto precisa trabalhar sua reputação com mais cuidado que seus concorrentes de bandeira.

Essas são as principais vantagens e desvantagens que um posto tem ao optar por trabalhar com uma bandeira ou operar como bandeira branca. Se você quer conhecer mais conteúdos úteis para o dia a dia das operações no seu posto de combustíveis, não deixe de navegar pelos textos produzidos pela nossa equipe aqui no blog!

  • Compartilhe

Resultado da busca

Comentários

Conteúdos exclusivos com a propriedade de quem entende do seu negócio.

Assine a newsletter.

Nova call to action