Carlos Ribeiro
Tiempo de lectura: 4 minutos – 26 de diciembre de 2022

Saiba porque a reconciliação evita prejuízo no seu posto de combustível

Assegurar que a empresa tenha um estoque atualizado é a melhor forma de ter controle sobre o volume que entra e sai de combustível. É por meio da reconciliação de inventário que conseguimos identificar se um posto está sofrendo variações como o vazamento nos tanques, desvio de mercadorias e perda nas entregas. Com ela ainda é possível gerenciar as atividades das organizações impedindo que esses problemas se intensifiquem e que a perda de dinheiro sem reconciliação prejudique a lucratividade.

Quer saber como evitar prejuízos e qual é o sistema capaz de realizar a gestão do posto com reconciliação? Continue lendo esse post!

Posso evitar prejuízos com a reconciliação de inventário?

Nenhum empresário gostaria de ver o seu patrimônio sendo “desperdiçado”. No entanto, a falta de informativos confiáveis sobre os estoques e operações, da entrega até a retirada de combustível, vêm sendo responsável por gerar situações desfavoráveis, perdas de dinheiro e uma má gestão sobre os negócios.

Para evitar que esses erros se tornem frequentes, as empresas têm usado a reconciliação como solução para gestão financeira das suas organizações. Quando esse sistema de gerenciamento é implantado, os postos passam a ter controle sobre o volume do seu estoque, a quantidade exata de mercadorias que foram vendidas e as prováveis falhas que podem acarretar em perdas. Então sim, a reconciliação evita prejuízos e é uma necessidade para todos aqueles que esperam manter sua marca firme no mercado.

Os riscos que podem ser evitados com a reconciliação de inventário

Um problema que acarreta em prejuízos complexos para as empresas está relacionado ao vazamento de combustível. Ano passado o portal G1 publicou em sua página um caso desses, quando um vazamento de gasolina em Uberlândia acabou atingindo a rede pluvial da cidade, prejudicando moradores e o meio ambiente. Após lermos a reportagem, fica claro que essa era uma situação que poderia ter sido contida caso o estabelecimento tivesse realizado o monitoramento dos tanques e bombas.

Para evitar que esses escoamentos sejam frequentes, a reconciliação, com base em relatórios confiáveis, permite ao dono acompanhar em tempo real a existência de perdas de combustível, possibilitando assim uma tomada de decisão mais rápida para impedir qualquer cenário arriscado. Nesse caso a reconciliação evita prejuízo, impedindo que a empresa tenha de arcar com penalidades altíssimas quanto aos impactos ao meio ambiente. Sem ameaças do combustível atingir os lençóis freáticos, o posto fica seguro e tranquilo para desempenhar suas atividades sem preocupação.

Além disso, a reconciliação de inventário impede também que desvios e fraudes sejam realizadas durante a movimentação das bombas. Essa precaução ajuda o empresário a ter acesso aos informativos sobre as mercadorias, alertando qualquer atividade incomum que pode vir a interferir no orçamento e no inventário da sua empresa. Dessa forma, a gestão do posto com reconciliação consegue evitar prejuízos maiores e que podem ser mensurados de curto até longo prazo.

Outro problema sério e que merece total atenção diz respeito a adulteração de combustível. Em alguns casos já exibidos pela imprensa, como a Operação Estanque, vemos que isso têm se tornado um problema frequente, possível e que pode acabar acarretando em prejuízos imensuráveis para os empresários. 

Com a substituição de combustível por água, por exemplo, muitos postos podem receber mercadorias adulteradas sem sequer ter conhecimento disso. Esse é um problema que não só prejudica a reputação da marca no mercado como também pode interferir negativamente a qualidade dos produtos direcionados ao consumidor.

Nova call to action

Esse é um risco que não se pode correr, certo?

Com a reconciliação de inventário, é possível identificar os erros no ato exato da entrega, evitando assim que sua empresa tenha de arcar com imprevistos desnecessários, penalidades extremas e a compensação paga por um produto corrompido e de baixa qualidade. 

Como fazer a reconciliação de inventário

Usar a reconciliação como solução para gestão financeira é importante e pode ser realizada por meio de um sistema de medição eletrônico. Com essa ferramenta, a reconciliação de inventário permite ao gestor informativos relevantes e precisos quanto ao volume do seu estoque e sobre a movimentação das bombas. 

Mais confiável que o cálculo manual (feita com régua), o sistema de medição eletrônico evita que os recursos da empresa sejam desperdiçados por conta de uma avaliação ineficiente, permitindo ao gestor a disponibilidade de tempo para se investir em demais setores. Além disso, o sistema permite que na reconciliação seja passado também a confiabilidade das informações, melhorando a tomada de decisões e impedindo que haja a manipulação dos dados. 

Isso permite que a sua empresa consiga ter um melhor gerenciamento sobre a quantidade de produtos em estoque, garantindo uma melhor gestão sobre as operações e beneficiando a rentabilidade dos seus negócios.

Precisa de um sistema que ajuda você na reconciliação de inventário da sua empresa? Veja as soluções que preparamos para você.

 

  • Compartilhe

Resultado da busca

Comentários

Conteúdos exclusivos com a propriedade de quem entende do seu negócio.

Assine a newsletter.

Nova call to action