Carlos Ribeiro
Tiempo de lectura: 4 minutos – 26 de diciembre de 2022

Quais os diferenciais do sistema Veeder-Root de reconciliação?

Quem gerencia um posto de combustíveis sabe que as variações de volume de combustível em todo processo, do combustível comprado ao que foi efetivamente vendido, por determinações da (ABNT), não pode exceder 0,6%. É a chamada reconciliação de combustível. É, basicamente, o resultado da diferença entre o que há nos tanques e o que foi vendido nas bombas.

Qualquer erro nessa matemática indica problemas que precisam ser imediatamente identificados. Seja um erro na entrega, um vazamento no tanque ou qualquer outro. Por isso a importância de investir no sistema Veeder-Root, da Gilbarco, que oferece os recursos mais avançados para o melhor gerenciamento do posto, possibilitando acesso em tempo real a relatórios de volume de combustível, entre outras funcionalidades

Os produtos Veeder-Root são o que há de melhor no mercado quando o assunto é reconciliação de combustível. Ao controlar a quantidade de combustível nos tanques, pode ser integrado à automação das bombas, além de informar, em tempo real, o movimento do produto em ambos os equipamentos. 

Conheça 6 diferenciais do sistema Gilbarco Veeder-Root:

# 1- Relatórios instantâneos

O sistema gera relatórios de reconciliação de combustível claros, descomplicados e confiáveis. Tudo na tela, a partir de qualquer lugar, utilizando qualquer dispositivo conectado à internet, inclusive o celular.

# 2 - Diagnóstico de problemas

O sistema Veeder-Root é uma poderosa ferramenta de diagnósticos, que possibilita a fácil visualização do status do tanque e elimina possíveis erros no processo de reconciliação de inventário, poupando tempo e dinheiro. O sistema emite relatórios conforme a necessidade do estabelecimento ou da rede de postos, gerando alertas sobre qualquer tipo de perda súbita de combustível no sistema. Estas variações, que podem indicar um vazamento ou algum tipo de furto de combustível, por exemplo, são rapidamente percebidas.

# 3 - Compensação do volume de combustível

O sistema da Gilbarco faz o monitoramento de vapor de combustíveis e realiza, automaticamente, cálculos de compensação do volume do combustível considerando que, de acordo com a temperatura, o combustível expande ou contrai. Isso possibilita saber, por exemplo, quanto de combustível o posto está recebendo, exatamente, no momento da descarga. O que, naturalmente, evita prejuízos. Paga-se somente o que efetivamente foi recebido.

# 4 - Calibração dos tanques

Há ainda uma preocupação com relação ao tamanho real dos tanques, o que nem sempre é informado com precisão pelos fabricantes. O sistema Veeder-Root permite fazer essa calibração, para saber com exatidão quanto cada tanque comporta de combustível. Um detalhe que também é importante na hora da realização da reconciliação.

Nova call to action

# 5 - Fácil de operar

Entre os diferenciais do sistema Veeder-Root em reconciliação está também a facilidade de acesso às funcionalidades do sistema, com a programação da maioria dos sensores em uma mesma tela. Ao contrário do que muitos pensam, a utilização do sistema é fácil e rápida e as atualizações instantâneas do inventário podem ser acessadas pela internet, por acesso local ou remoto. Diferentemente de outras ferramentas existentes no mercado, o sistema da Gilbarco é intuitivo e simples de operar. 

# 6 - Desligamento automático

No caso de notificações sobre alguma perda de combustível no sistema, alarmes asseguram uma melhor tomada de decisão e um plano de ação mais eficaz. E para evitar danos ambientais ou comprometimento da qualidade do combustível, o sistema Veeder-Root desliga automaticamente bombas submersas no caso de vazamento de combustível ou detecção de água no tanque, por exemplo.

Reconciliação de combustível manual x reconciliação automática

Na medição manual, é muito mais trabalhoso e impreciso controlar com exatidão os estoques e fazer os cálculos necessários para gerar os relatórios da reconciliação de combustível. A elaboração dos relatórios vai demandar o uso da tradicional “régua”, da calculadora e, na melhor das hipóteses, uma planilha de Excel. O processo, que demanda tempo e paciência, está sempre sujeito à divergência de números, a erros humanos, que nem sempre são facilmente identificados. 

No caso de um erro, o posto pode ficar subitamente sem combustível e perder clientes. Devido à imprecisão, pode ocorrer também um transbordamento do tanque no momento da descarga de combustível. Além disso, é mais difícil também identificar perdas no sistema e investigar a origem do problema, seja ele um vazamento ou mesmo casos de furto e adulteração.

A medição manual representa desperdício de tempo e recursos, além de gerar informações imprecisas que certamente irão prejudicar seriamente a lucratividade do seu negócio. Com o uso do sistema da Gilbarco, a geração desses relatórios é realizada de forma automática. Além disso, o uso de sistemas informatizados como o da Gilbarco permitem que a empresa trabalhe de acordo com as novas normas que regulamentam o segmento, e levam em consideração preocupações com o meio ambiente e a segurança dos funcionários.

Agora que você já sabe porque o sistema Veeder-Root é melhor em reconciliação, conheça nossos produtos e peça uma consultoria. Fale conosco!

 

  • Compartilhe

Resultado da busca

Comentários

Conteúdos exclusivos com a propriedade de quem entende do seu negócio.

Assine a newsletter.

Nova call to action