New Call-to-action
Gilbarco Veeder-Root
Tempo de leitura: 4 minutos – 8 de Maio de 2019

Planilha para fluxo de caixa e dicas práticas para melhorar a gestão do seu posto

A vida de empreendedor não é fácil. Garantir satisfação dos clientes, bom relacionamento com fornecedores, harmonia com os colaboradores, além de administrar as contas, estão entre os desafios enfrentados diariamente. Você, por exemplo, sabe como é gerenciar um posto de combustível.

E por mais incrível que possa parecer, muitos empresários dos mais diversos segmentos não conhecem conceitos básicos de gestão. As pesquisas comprovam que nem sempre é possível superar as barreiras e manter o negócio em funcionamento.

Em 2017, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou números que mostram que um pouco mais de 60% das empresas fecham suas portas 5 anos após sua abertura. De 733,6 mil empresas abertas em 2010, apenas 277,2 mil - quase 40% do total - sobreviveram até 2015.

Mas essa taxa de sobrevivência teve um aumento entre 2010 e 2014. Segundo o portal Dada Sebrae, para as empresas com até 2 anos, com exceção do MEI (Micro Empreendedor Individual) a sobrevivência das empresas passou passou de 54% para 58%.

Gestão de negócio: por que as empresas fecham?

Segundo a pesquisa do Sebrae, as causas da mortalidade das empresa podem ser analisadas em 3 grupos principais:

  • Capacitação: a falta de conhecimento sobre gestão de negócios e pouco incentivo de capacitação da mão de obra formam este grupo;
  • Planejamento: ou a falta dele, negociação de prazos com fornecedores e falta de empréstimos bancários são fatores que entram neste grupo;
  • Gestão: falta de aperfeiçoamento dos produtos, de atualização do gestor, pouco rigor no acompanhamento de receitas e despesas e produtos sem diferencial aparecem aqui.

Como aumentar o lucro do posto de combustível sem planejamento, gestão e capacitação?

A resposta infelizmente é que não é possível aumentar o lucro do posto sem esses pilares. Por isso vamos apresentar para você dicas práticas para melhorar certos itens de rotina do seu negócio. Confira!

#1 Como se capacitar para gestão de negócios?

O próprio Sebrae disponibiliza cursos a distância voltados à gestão empresarial integrada, gestão financeira, gerenciamento de equipe, atendimento ao cliente e muitos outros. Vale a pena conferir aqui. Sem contar que o Sebrae na sua cidade pode oferecer programas específicos também.

Ah, vale citar também o Empretec, uma metodologia da ONU (Organização das Nações Unidas) promovida em cerca de 40 países, que visa desenvolver características do comportamento empreendedor e para a identificação de novas oportunidades de negócio.

Em relação ao seu time, é importante buscar cursos para capacitação para os frentistas, por exemplo. Eles podem ajudá-lo a entender como funciona um posto, como lidar com os clientes, a trabalhar com segurança, entre outras. Os portais Cursos Online e Brasil Postos oferecem opções.

#2 Como melhorar planejamento e gestão financeira do posto de combustível?

Você já fez o planejamento estratégico e sabe como gerenciar seu posto de combustível? Entender o que é o seu negócio, onde ele está, para onde quer ir e identificar como chegar lá é fundamental, e para isso, você precisa de planejamento.

Existem técnicas já consagradas no mercado que podem ajudar, como a Análise SWOT. Do Inglês, strenghts, weaknesses, opportunities e threats – é uma ótima ferramenta para entender como está seu negócio e como aumentar seu lucro do posto de combustível. Na SWOT, você vai analisar cenários internos e externos para entender as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que envolvem sua empresa.

Neste exercício, você deve levantar o maior número possível de itens para cada área do posto: gestão de caixa, estoque, atendimento ao cliente, vendas, marketing, entre outros. Ao identificar fraquezas, por exemplo, você pode encontrar áreas em que precisam agir com mais prioridade. E ao encontrar oportunidades, quem sabe poderá ampliar sua oferta de serviços.

E a gestão financeira do posto de combustível, como fica? Não é possível andar no escuro quanto o assunto são as entradas e saídas de recursos do seu posto.

Você já sabe a importância da reconciliação de inventário para garantir que não haja diferença entre o que há nos tanques e o que foi vendido nas bombas. A gestão do estoque também é outro ponto crucial para gerenciar bem a aquisição de combustíveis e garantir que não haja excessos nem falta. É preciso manter sempre um estoque mínimo, diferente para cada produto, para evitar surpresas.

Aliado ao controle do estoque, temos o fluxo de caixa. Quanto entrou e saiu do seu caixa hoje? Como foi o resultado do do mês passado? Qual o acumulado do ano?

Essas respostas vão ajudar você a manter a gestão financeira do seu posto de combustível em dia, e a direcionar melhor suas decisões de compras, investimentos, empréstimos ou corte de despesas.

Para lhe ajudar a gerenciar melhor seu posto de combustível, temos uma outra dica prática: elaboramos uma planilha que vai auxiliar na gestão do seu estoque e do fluxo de caixa do posto. Ela é fácil de usar, é só clicar aqui e baixar o arquivo para abandonar de vez o caderninho e a falta de visibilidade e gestão de negócio!

  • Compartilhe

Resultado da busca

Comentários

Conteúdos exclusivos com a propriedade de quem entende do seu negócio.

Assine a newsletter.

Nova call to action