New Call-to-action
Gilbarco Veeder-Root
Tempo de leitura: 4 minutos – 7 de Abril de 2021

Meios de pagamento sem contato físico aumentam a competitividade dos postos

Se os pagamentos digitais já haviam conquistado a preferência do consumidor, a crise sanitária acelerou a demanda com destaque para os meios que propiciam o distanciamento físico.

Não é de agora que os formatos eletrônicos de pagamento vêm ganhando a preferência dos consumidores e otimizando o fechamento das vendas em todos os nichos do varejo. No setor de revendas de combustíveis não é diferente e, a cada dia, novas plataformas surgem para agilizar processos operacionais e, neste momento de crise sanitária, para eliminar o contato físico entre o cliente e o frentista.

Hoje, há cerca de 600 opções de carteiras digitais operando no Brasil. Nesse cenário diversificado, quanto mais opções de pagamento o posto oferece, menor é a chance de perder um negócio. 

Para se ter uma ideia, estudo feito pela consultoria Bain & Company aponta que, globalmente, os pagamentos por meio de carteiras digitais devem saltar de 16% do total de transações em PDVs, contabilizados em 2018, para 28% até 2022. Quando a análise se volta para o e-commerce, ambiente em que as carteiras digitais já possuem participação maior, o potencial de crescimento nesse mesmo período chega a 47%.

Mais competitividade, biossegurança e melhor experiência para o cliente

A liberdade para escolher, uma, entre as centenas de carteiras digitais existentes no País já fazia das novas tecnologias para meios de pagamento – ou fintechs - um mercado em ascensão antes de 2020. Mas com a chegada da pandemia do novo coronavírus a transformação digital foi acelerada pela necessidade do distanciamento social preventivo, aumentando a busca por soluções que minimizem o contato entre as pessoas.

Nesse sentido, a possibilidade de realizar pagamentos por aproximação, através de um QR Code captado pela câmera do celular, surge como diferencial competitivo para postos de abastecimento atentos a realidade atual, e que buscam oferecer maior biossegurança aos seus clientes e colaboradores. Somam-se a isso, taxas competitivas e outras vantagens oferecidas pelas intuições financeiras ao consumidor – de prêmios, a cashback -, o que faz a preferência pelos meios eletrônicos crescer exponencialmente. Ou seja, um conjunto de recursos que significa melhor experiência para o cliente.

Mas não é apenas o cliente quem ganha. A escolha por uma plataforma que integre diversas modalidades de pagamento gera economia financeira para o posto, uma vez que os meios digitais trabalham com taxas menores, devido aos custos operacionais reduzidos em relação a outros modelos financeiros.

Parceria tecnológica a serviço da revenda de combustíveis

Com o objetivo de tornar postos de gasolina mais competitivos e aumentar suas margens de lucro, a Gilbarco-Veeder Root se uniu a Shipay, integrando sua Prime Pay - solução que permite concentrar num único dispositivo móvel a venda de combustível e loja de conveniência, emissão de comprovante e documento fiscal - com as principais carteiras digitais do País, inclusive com o recém-lançado PIX, favorecendo a operação de venda na pista e reduzindo a zero o contato físico do cliente com o frentista.

Desta forma, a cada transação o sistema cria um QR Code exclusivo e o pagamento é efetuado por meio de um aplicativo instalado no celular do cliente, eliminando o trabalho manual, como a digitação de valores ou senha.

Isso é possível porque a Shipay funciona como um hub que, além de concentrar as principais carteiras digitais disponíveis, se integra ao sistema de gestão do posto, enviando dados em tempo real para a retaguarda do back-end. Com o fluxo de informações centralizado e mais transparente, o fechamento do caixa fica mais rápido, os relatórios são imediatos e o gerenciamento ganha em eficiência, possibilitando ao gestor ter mais foco no desenvolvimento do negócio.

Parceiros que fazem a diferença.

Essa é mais uma inovação da Gilbarco-Veeder Root. Somos referência em soluções para o varejo de combustíveis e temos como premissa atuar ao lado de parceiros tecnológicos com competência para entregar valor aos nossos clientes. O sistema da Shipay agrega aos postos de gasolina uma série de funcionalidades apoiadas por tecnologia de ponta, porém a implementação é simples e o uso intuitivo.

Para oferecer aos seus consumidores esse método de pagamento instantâneo, que facilita todo o processo comercial, de ponta a ponta, o administrador só precisa credenciar o estabelecimento junto às carteiras digitais do seu interesse e cadastrar a chave PIX da conta jurídica.

Uma vez que essa habilitação é feita, o procedimento para as vendas é ainda mais simples: basta selecionar a forma de pagamento, aguardar a geração do QR Code e apresentar o equipamento para a leitura automática pelo smartphone. Aprovada a transação, o sistema informa a finalização do pagamento ao vendedor.

Visite o nosso site para conhecer todas as nossas soluções de pagamento para o seu posto, rentabilizar sua operação e fidelizar o seu público. Nossos consultores ajudarão com a opção mais adequada ao tamanho e fluxo do seu negócio.

Clique aqui para integrar as carteiras digitais ao seu PDV!

  • Compartilhe

Resultado da busca

Comentários

Conteúdos exclusivos com a propriedade de quem entende do seu negócio.

Assine a newsletter.

Nova call to action