Gilbarco Veeder-Root
Tiempo de lectura: 4 minutos – 26 de diciembre de 2022

Limpeza de filtros: aumenta a quilometragem das suas bombas e você pode fazer “em casa”

A saúde das suas bombas depende, basicamente, dos mesmos cuidados essenciais aplicados aos seus “clientes”, os veículos: seguir as recomendações do fabricante, realizar revisões periódicas e outros cuidados específicos destinados a alguns acessórios e componentes do motor.

A diferença é que os veículos podem ser facilmente levados à concessionária ou oficina mecânica para as revisões de rotina ou em caso de defeito. Já para as bombas de combustíveis o processo, especialmente em caso de defeito, é mais complicado porque depende de abrir um chamado na sua assistência técnica de confiança, que tem prazo para atendimento e pode levar o equipamento à inatividade por alguns – ou muitos – dias, causando transtorno e impactando a receita do negócio.

Porém, há alguns cuidados que não dependem de treinamento técnico específico e podem ser realizados, regularmente, por um colaborador do posto designado para a tarefa, capazes de evitar problemas graves como, até a interrupção do funcionamento da bomba.

A limpeza dos filtros é um deles. Veja porque.

Há vários elementos que contribuem para deteriorar os combustíveis automotivos, do momento da sua produção até a chegada ao posto de revenda. Refinaria ou usina em que são produzidos, umidade do ar, variações acentuadas de temperatura, trajetos muito longos e em várias etapas que podem levar à concentração maior de impurezas e à degradação dos produtos, especialmente do diesel, formando borra.

Esses resíduos podem afetar seriamente as bombas: da saturação até o entupimento do filtro interno da unidade bombeadora; comprometimento da sucção do combustível no tanque, gerando baixa vazão, travamento do bloco medidor e, pior, até mesmo a queima do motor, entre outros estragos que podem levar à quebra do equipamento.

Não há como você controlar estas variáveis externas, mas pode se precaver adotando alguns procedimentos básicos e essenciais, entre os quais se destaca a limpeza adequada dos filtros e, também, dos filtros acessórios, comumente usados para o diesel, prolongando, assim a vida útil das bombas do seu posto.

Vamos, então, passo a passo, detalhar as etapas da “faxina” no filtro da unidade bombeadora, começando pela periodicidade que deve ser mensal.

Preparando o terreno

Antes de tudo, lembre-se de realizar os procedimentos de segurança, utilizando os equipamentos de proteção individual: óculos de proteção, máscara de proteção respiratória, luvas e calçados de segurança.

Separe tudo o que vai precisar para realizar a tarefa:

  • Chave de boca nº 13.
  • Recipiente com água.
  • Ar comprimido, preferencialmente adaptado a uma pistola de ar, para maior eficiência.

Tudo pronto? Então, mãos à obra.

O passo a passo da limpeza do filtro

1º passo – Acesse o sistema hidráulico da bomba na GPU (unidade bombeadora).

2º passo – Solte metade da rosca dos parafusos da tampa do filtro, utilizando a chave de boca nº 13. Lembre-se de intercalar o afrouxamento dos parafusos, aguardando o alívio da pressão.

3º passo – Segure a tampa e solte totalmente os parafusos, com cuidado para que, ao retirá-la, a mola interna não escape.

Nesse ponto, perceberá que o filtro é composto por duas malhas: a externa, que é a malha com menor espaçamento na trama, e a interna, com maior espaçamento. Essa estrutura dupla – que é fechada – dificulta a visualização da sujeira que se acumula entre as duas malhas. Por isso é preciso realizar um teste prático para investigar se há obstrução.

Para verificar se o filtro está entupido, coloque-o na posição horizontal debaixo de um jato de água corrente, como uma torneira. Gire-o debaixo d’água e veja se a água flui para dentro do recipiente. Se notar que a água não passa da parte externa para a interna, isso significa que o filtro está obstruído.

O que fazer, então? 

A resposta está nos passos seguintes:

4º passo – Apoie o filtro sobre uma superfície plana, com a abertura voltada para baixo. Com o bico da pistola de ar comprimido posicionada a 45º em relação à lateral do filtro, aplique o ar comprimido, com movimentos repetidos, em torno dele. Com isso, a sujeira será retirada, desobstruindo as malhas, e ficará depositada dentro do filtro.

5º passo – Uma vez aplicado o ar comprimido, gire o filtro debaixo da torneira, como foi explicado anteriormente, até remover toda a sujeira que ficou acumulada no seu interior. Por fim, conclua essa etapa, aplicando água no interior do filtro, na vertical.

6º passo – Assegure-se de que o filtro ficou totalmente limpo realizando novamente o teste prático, girando o filtro na horizontal debaixo de um jato de água corrente. Se observar que o filtro continua entupido, repita o procedimento (4º, 5º e 6º passos).

7º passo – Caso a limpeza tenha sido eficiente, seque bem o filtro e inicie sua montagem.

8º passo – Volte à bomba e recoloque o filtro já seco dentro do compartimento da GPU.

9º passo – Posicione a mola com a borda menor do slot na tampa do filtro e encaixe esta última na GPU.

10º passo – Recoloque os parafusos, apertando-os e intercalando-os, tomando todo o cuidado para que a mola interna não escape e, com isso, possa danificar o anel de vedação entre o corpo do filtro e a tampa.

Ficou alguma dúvida? Nossa equipe técnica está à disposição para orientar donos e gestores de postos de combustíveis nas melhores práticas de manutenção de suas bombas. Estamos juntos na missão de oferecer a melhor experiência aos seus clientes, começando pelo funcionamento impecável dos seus equipamentos.

 

  • Compartilhe

Resultado da busca

Conte-nos sobre sua experiência

Conteúdos exclusivos com a propriedade de quem entende do seu negócio.

Assine a newsletter.

Nova call to action