Claudio Mota
Tiempo de lectura: 4 minutos – 26 de diciembre de 2022

Gestão financeira do posto: planejamento e estratégia rumo à lucratividade

Em tempos de crise, garantir rentabilidade em qualquer negócio depende de um bom planejamento e alguma dose de criatividade. Se você quer aumentar o lucro do seu posto de combustível, diversificar as atividades, como lavar carros ou ter uma loja de conveniência, pode ser uma boa saída. Você também pode melhorar os resultados aprimorando o gerenciamento dos seus ativos. Assim você tem maior controle sobre a entrada e saída de produtos, evita perdas ou desperdícios e ainda é capaz de fazer a melhor negociação na hora de repor a mercadoria.

Como melhorar a gestão financeira no posto de combustível

A instabilidade dos preços da gasolina e do diesel ao redor do mundo, as mudanças do câmbio e os constantes reajustes definidos pela Petrobras dificultam muito o trabalho da área de compras. Se você conta com uma gestão eficiente do estoque, você consegue se antecipar à flutuação de preços e pode se planejar para comprar combustível quando a oferta está mais vantajosa. É por isso que você precisa saber qual é a exata situação dos seus tanques para não ficar sem mercadoria ou ter combustível excedente.

Utilizar bem o volume do tanque de armazenamento subterrâneo não consiste somente em dimensionar o volume do estoque, mas também evita que você tenha perdas com vazamentos ou desvios. Os sistemas de medição são recomendáveis para que você tenha, em tempo real, dados precisos sobre a quantidade de combustível que está saindo e em quanto tempo. Eles permitem a você identificar períodos de pico, produtividade dos funcionários, gargalos na operação e até se antecipar a riscos de acidentes.

Nova call to action

Como aumentar seu lucro do posto de combustível

Equipes treinadas e funcionários de confiança são indispensáveis, principalmente se você não consegue estar o tempo todo à frente da operação. Mas hoje você não precisa mais deixar a cargo dos seus colaboradores tarefas que requerem exatidão, como a medição dos tanques. Um erro na medição manual pode significar aquisição de milhares de litros a mais ou a menos na hora de reabastecer o estoque, ou mascarar algum desvio de combustível.

Um bom planejamento é fruto de análises e comparativos. Você precisa de informações confiáveis para tomar decisões importantes que visem o aumento dos ganhos. Receber informações precisas por meio de ferramentas automatizadas permite a você ter total controle de tudo o que acontece no seu empreendimento, mesmo à distância. Pela tela de um computador, smartphone ou tablet, por exemplo, você pode acessar de onde estiver dados atuais obtidos por meio de sondas e sensores informatizados.

Adeus às anotações manuais e planilhas intermináveis

Se tempo é dinheiro, perder horas confirmando informações e refazendo anotações é um desperdício de ambos! Para que armazenar dados em folhas de papel, ou digitados naquela planilha eletrônica cada dia mais extensa? A Gilbarco Veeder-Root ajuda você a ter ao alcance das mãos todos os recursos que otimizam sua gestão de ponta a ponta, com ganho de tempo e eficiência, permitindo uma administração menos burocrática e mais focada em lucros. Quer conhecer sistemas que reforçam seu potencial financeiro? Visite nosso site!

 

  • Compartilhe

Resultado da busca

Comentários

Conteúdos exclusivos com a propriedade de quem entende do seu negócio.

Assine a newsletter.

Nova call to action