Antônio Cristóvão
Tiempo de lectura: 4 minutos – 26 de diciembre de 2022

Gestão em postos de combustível: checklist do que fazer

Com o preço do combustível em constante elevação e o crescente aumento da frota de veículos  nas ruas, uma boa opção de negócio é investir em um posto de combustível. De acordo com o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), mais de 500 carros e 120 motos entram em circulação diariamente somente no estado de São Paulo.Entretanto, para ter sucesso na nova empreitada é importante entender as particularidades do setor.

A seguir elaboramos um checklist para que você não esqueça das principais etapas na hora de estruturar seu posto de combustível e ter sucesso.  

  • Prepare um plano de negócios

Como o mercado ainda é desconhecido para você, é importante planejar, entender a concorrência e os desafios e também mapear as oportunidades. Um bom planejamento pode ser muito útil nessa etapa.

  •  Decida que tipo de posto vai montar

Um passo importante que deve ser analisado pelo empreendedor é se o posto será bandeira branca (sem exibir a marca de uma companhia distribuidora) ou bandeirado (ter os produtos e imagem de uma distribuidora). Logicamente, as duas alternativas têm vantagens e desvantagens.

Nova call-to-action

  •  Avalie o ponto

Analisar o local onde seu posto será montado é fundamental para a saúde financeira do negócio. Por isso, identifique se o ponto tem mais fluxos de carros durante a semana ou no fim de semana. Um posto localizado em uma região central tem mais movimentação de carros nos dias úteis. Já um estabelecimento de bairro tem um fluxo mais intenso aos finais de semana. Se o posto estiver em cidades litorâneas, o domingo, normalmente, é o dia de mais procura por combustível.

  •  Estude o terreno

Analise o fluxo de veículos que passa na frente do terreno e verifique seu tamanho para que o posto tenha visibilidade e condições de receber a visita de um caminhão tanque para entrega do produto. Se estiver montando um posto do zero, opte por um terreno plano. É importante que o acesso à pista de abastecimento não tenha obstáculos.

Já se a sua intenção for abrir um posto em rodovia, evite locais que sejam subidas ou descidas. O motorista de caminhão dificilmente vai comprometer o ritmo de velocidade do veículo para fazer o abastecimento.

  •  Escolha os equipamentos

A determinação do número de bombas está diretamente associada à expectativa de volume de venda do posto e tipos de combustíveis que serão oferecidos.

Outros equipamentos importantes que devem ser previstos durante a construção do posto são: sistemas de medição de estoque e monitoramento ambiental, compressor de ar, elevadores para troca de óleo e lavagem de veículos, reservatório para armazenagem de óleo queimado, filtro para óleo diesel, caixa separadora, ferramentas, bomba d'agua para lavagem, expositores de produto, além de todo o enxoval para uma loja de conveniência, se esta fizer parte do plano de negócios.

  •  Fique de olho na licença de operação de posto de combustível

Atente-se às licenças necessárias da ANP (Agência Nacional do Petróleo), Prefeitura, Licença de órgãos ambientais, entre outros. Além disso, é fundamental submeter o projeto para validação do corpo de bombeiro e, depois da obra, solicitar a vistoria do corpo de bombeiro para obter o “habite-se” e o alvará de funcionamento.

Pronto. Com essas informações você está preparado para dar o primeiro passo na nova jornada profissional. Planeje minuciosamente a abertura do seu posto de combustível e não esqueça de nenhum detalhe.

  • Compartilhe

Resultado da busca

Comentários

Conteúdos exclusivos com a propriedade de quem entende do seu negócio.

Assine a newsletter.

Nova call to action