New Call-to-action
Antônio Cristóvão
Tempo de leitura: 4 minutos – 6 de Agosto de 2019

Amplie as chances de aumentar o faturamento do seu negócio

No universo dos negócios, não adianta apenas ter os melhores serviços, estar bem localizado e oferecer um preço justo pelos produtos. É necessário ter atenção com a visibilidade da empresa.

No caso dos postos de gasolina, não basta apenas abrir as portas e esperar os clientes. Existe todo um trabalho necessário para criar a presença do estabelecimento perante o mercado local. E, para executar essa tarefa com sucesso, os gestores do posto precisam ter em mente que a melhor parceira é a tecnologia.

Existem diversos aplicativos e recursos digitais que têm como principal finalidade auxiliar um negócio a posicionar-se no mercado onde está inserido e ampliar a sua chance de ser encontrado pelas pessoas.

No post de hoje, vamos elencar 5 aplicativos que vão ajudar qualquer posto de gasolina a se destacar, ser descoberto pelas e pessoas e, claro, ampliar as chances de aumentar o faturamento do seu negócio.

Por que apostar nos aplicativos e recursos digitais?

O uso do celular para a realização de inúmeras operações é cresce exponencialmente. A transformação digital tornou-se parte do dia a dia, e isso também vale quando estamos ao volante. ocorre quando estamos ao volante. Ou melhor, quando precisamos pensar em nossos carros. 

Os motoristas também estão usando a tecnologia para otimizar sua rotina. Inclusive, há muitos veículos que contam com sincronização via smartphone pelo Android Auto ou Apple CarPlay. 

Independente se a interação será feita pela tela do celular ou pela central multimídia, é possível acessar uma infinidade de informações sobre os arredores. Basta perguntar: “Será que existe um posto de gasolina perto da minha localização?” e imediatamente o smartphone dá a resposta. Mas aqui entra o grande X da questão.

Por mais que a internet tenha muitas informações, ela não vai descobrir sozinha a existência de um posto de gasolina (ainda). Portanto, cabe aos gestores fazer um trabalho de presença digital. Ou seja, inserir na web as informações sobre o estabelecimento e utilizar os recursos que estão ao seu alcance para ampliar a visibilidade perante os clientes. 

Agora, vamos ao que interessa. Veja os cinco apps que nenhum posto deve deixar de usar. 

Nova call to action

Google Meu Negócio 

O Google Meu Negócio é um recurso do Google no qual é disponibilizado um espaço gratuito para expor informações sobre uma empresa. A ferramenta permite inserir dados estratégicos do posto, que serão disponibilizados no motor de pesquisa do Google ou Google Maps. 

Entre suas principais funcionalidades, estão:

  • adicionar os dados de endereço, e-mail, sites, telefone e outros contatos;
  • destacar sua localização no Google Maps;
  • compartilhar perfis em redes sociais;
  • expor os turnos de maior movimentação e também os horários de funcionamento da loja;
  • mostrar os comentários e as avaliações de cada consumidor;
  • inserir fotos.

Mas atenção! Para utilizar a ferramenta é necessário que o posto de combustível tenha uma conta do Google. Portanto, o primeiro passo é começar por aqui. Não dá para ficar de fora do Google, certo? Então, é bom pensar que o Meu Negócio é o principal recurso da empresa para visibilidade comercial.

Waze 

O Waze é um aplicativo de navegação amplamente utilizado em todo o mundo. Ele tem a mesma base de dados que o Google Maps. Ou seja, ele pode se aproveitar das informações inseridas no Google Meu Negócio para colocar sua empresa, literalmente, no mapa.

Além das informações básicas absorvidas da base do Google, o Waze permite que uma empresa crie um perfil e aumente sua visibilidade, inclusive por meio de anúncios. 

A maior vantagem para os postos de combustível é que os usuários do aplicativo podem compartilhar o endereço dos estabelecimentos e os seus respectivos preços. Com isso muitos postos estão utilizando a ferramenta, afinal, o Waze é muito utilizado, principalmente nas grandes cidades onde os usuários ficam de olho no app para fugir dos congestionamentos. 

Facebook e Instagram 

O Facebook permite que as empresas criem páginas oficiais e administrem informações sobre o negócio, além de manter suas características originais de compartilhamento de conteúdos e interação entre usuários. Junto ao Instagram, eles formas a dupla preferida dos profissionais de marketing e comunicação institucional.

Isso ocorre pois há um enorme contingente de usuários nas duas plataformas, que vão além dos conteúdos e interações e permitem recursos mais diretos de vendas, como os anúncios e posts pagos. 

Os postos de combustível podem usar as redes sociais para apresentar seus produtos, expor sua localização, realizar promoções, divulgar ofertas exclusivas e muito mais. Vale lembrar que o Facebook disponibiliza seu app tradicional, um aplicativo focado na gestão de páginas comerciais e um app focado na gestão de anúncios.  

Yelp 

Apesar de não ser um dos apps mais populares no Brasil, o Yelp é uma plataforma muito utilizada mundo afora e deve ganhar cada vez mais força por aqui. Ele é um app especializado em avaliação de estabelecimentos. Os usuários podem enviar feedbacks sobre os produtos e serviços de uma determinada loja e ajudar outras pessoas a encontrar as melhores empresas/produtos/serviços.

Os postos podem disponibilizar suas informações de contato, horários de atendimento e anexar outros dados básicos. Como a reputação de uma empresa se baseia muito nas avaliações dos consumidores, o posto de combustível pode usar essa informação para discutir estratégias e melhorar a experiência para os clientes. 

Swarm

Swarm é um app focado em check-in. Isso significa que ele permite que usuários compartilhem suas localizações dentro de uma rede social. Assim como o Yelp, o check-in na ferramenta tem como o foco principal explorar e descobrir informações relevantes sobre cada um dos estabelecimentos. 

Um posto pode utilizar os check-ins para aumentar sua visibilidade. E, para contar com o aumento do engajamento, é possível traçar algumas estratégias, como oferecer descontos para usuários que fazem o check-in ou fazer alguma ação promocional envolvendo os check-ins e a loja de conveniência. 

Dessa maneira, a transformação digital continua correndo em uma velocidade impressionante. A cada dia novas ferramentas e soluções tecnológicas surgem para transformar de vez a forma de fazer negócios. 

Por mais que os postos sejam estabelecimentos bastante procurados em qualquer lugar, é fundamental utilizar os recursos mais modernos para ampliar a visibilidade e trazer a comunicação e marketing do posto para um novo patamar de excelência. 



  • Compartilhe

Resultado da busca

Comentários

Conteúdos exclusivos com a propriedade de quem entende do seu negócio.

Assine a newsletter.

Nova call to action