New Call-to-action
Renato Silveira
Professor, consultor e palestrante é fundador do Portal Brasil Postos e é especializado em estratégias de marketing digital e inbound marketing para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência.
Tempo de leitura: 4 minutos – 15 de Março de 2019

A Importância do Instalador Certificado para o Segmento de Postos de Combustíveis

Você consegue imaginar como seria seu dia-a-dia sem o transporte realizado pelos veículos? Impossível não é mesmo?

Para que a logística de abastecimento seja possível existem várias indústrias que atuam de forma direta ou indireta e os postos de combustíveis fazem parte deste ecossistema.
Segundo os dados mais recentes da ANP* existem 40.662 postos de combustíveis em nosso país. Esta cadeia de distribuição garante que os motoristas encontrem combustíveis em todas as regiões e cidades por menores e mais afastadas que estejam localizadas. Os postos de combustíveis estão presentes em nosso dia-a-dia afinal de contas os motoristas brasileiros abastecem seu veículo pelo menos 2 a 3 vezes por mês.

Porém, o que muitos desconhecem é que para que um posto de combustível opere de maneira satisfatória e dentro das normas vigentes existe um profissional indispensável: o Instalador Certificado.

Mas, o que faz um Instalador?

A manutenção em posto de combustível requer conhecimentos e habilidades específicas e este serviço deve ser prestado por um profissional treinado e certificado.
Em um posto de combustíveis existem diversos equipamentos e sistemas de contenção que devem ser instalados e posteriormente sofrer manutenção preventiva, técnica e corretiva.
É este profissional - o Instalador - que garante - que os equipamentos do posto funcionem 100% mantendo a qualidade dos combustíveis, garantindo que o volume comprado pelos clientes seja entregue com segurança e, principalmente, que a operação do posto ocorra voltada para a prevenção dos impactos ambientais.
Este profissional precisa saber identificar os equipamentos e as soluções que atendem as especificações técnicas exigidas por lei executando os procedimentos de manutenção que garantem a segurança da instalação e o funcionamento ininterrupto do posto.

Serviços Prestados

Na prática são inúmeros os serviços que podem ser prestados por estes profissionais que podem atuar de forma autônoma ou através de empresas especializadas. Nos dois casos é importante destacar que é necessária uma formação técnica específica, além das certificações obrigatórias.
Abaixo destacamos os principais serviços realizados pelos instaladores:

 

  •  Instalação e Manutenção Preventiva e Corretiva de Bombas de Combustíveis.
  • Instalação e Manutenção de Filtros Prensa de Linha
  • Instalação e Manutenção de Sistemas de Armazenamento Subterrâneo de Combustíveis (SASC).
  • Instalação e Remoção de Tanques de Abastecimento.
  • Serviços Estruturais, Adequação e de Engenharia Civil para a Instalação Completa de Posto de Combustíveis como: Confecção de Pistas em concreto industrial, Instalação de Canaletas, Instalação de Linhas de Sucção e de Tubulações Flexíveis para Combustíveis.
  • Serviços de Hidráulica e reparos de elementos de comunicação visual.
  • Teste de Estanqueidade
  • Teste Hidrostático nos dispositivos de contenção (sump)
  • Limpeza e Teste nas Válvulas de Respiro;
  • Instalação de sistemas de monitoramento ambiental e de controle do estoque de combustível;
  • Atestado de Conformidade e Laudos Técnicos
  • Instalação da Caixa Separadora e da Caixa de Água e Óleo
  • Instalação de Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas – SPDA;
  • Instalação de infraestrutura para sistemas de automação


O Instalador exerce também uma função muito importante para os revendedores que é a atualização das novidades dos fabricantes de equipamentos.
É muito comum que os Instaladores mantenham parcerias estratégicas como os grandes fabricantes de equipamentos e soluções para a revenda que se valem deste profissional para divulgar e apresentar lançamentos e inovações para o mercado de postos de combustíveis. Por esta razão o instalador profissional deve buscar sempre todos os treinamentos técnicos oferecidos pelos fabricantes.
Além das informações sobre as novidades dos equipamentos o Instalador deve manter-se atualizado sobre as alterações na legislação e normas obrigatórias para instruir o revendedor evitando que ele tenha problemas nas fiscalizações.
Finalmente, este profissional deve estar atualizado sobre o mercado através da leitura de notícias e participações de feiras do segmento. Quanto mais valor ele agregar em suas visitas, maior será o interesse e fidelidade do revendedor que geralmente está em busca de novidades e oportunidades de diferenciação.


Certificação do Instalador

Como você já deve ter percebido a gama de serviços que são prestados em postos de combustíveis é muito extensa. Na prática, os instaladores se especializam apenas em alguns serviços como Instalação e Manutenção de Bombas, por exemplo. Isto ocorre pois, para cada tipo de serviço existem certificações que são obrigatórias.

Veja algumas das certificações exigidas de acordo com os serviços técnicos que serão prestados:

Certificação para Instalação de SASC - A resolução Conama 273 estabelece que o Serviço de Instalação em Postos de Serviço deverá ser certificado pelo Inmetro, ou por organismo por ele credenciado. Para atender à essa resolução, o Inmetro publicou a portaria para certificação de empresas instaladoras de SASC (portaria Inmetro nº 109, de 13 de junho de 2005). 
Certificação para Instalação e Manutenção das Bombas de Abastecimento Gilbarco Veeder-Root 


O Instalador Certificado como um parceiro estratégico do revendedor

Todos os revendedores de combustíveis sabem que “posto parado é dinheiro perdido”.
Muitos postos de combustíveis trabalham em tempo integral (24 horas X 7 dias por semana). Isto se deve pelo fato que sempre existe demanda por combustíveis independente do dia da semana ou do horário.

Quando algum equipamento do posto fica fora de operação o prejuízo é imenso.

Existem equipamentos como bombas de abastecimento que são cruciais e indispensáveis para o funcionamento e nestes casos a adoção de medidas preventivas de manutenção minimizam riscos financeiros desnecessários.
Por isto é tão importante que o relacionamento entre os revendedores e instaladores seja baseados na confiança mútua e na garantia de um atendimento rápido, profissional e com peças originais. “Gambiarra e improvisação” é a pior decisão que pode ser tomada pelo revendedor. Procure sempre um instalador certificado de confiança.

Se você se interessou sobre este tema, sugiro que assista este vídeo clicando aqui!
Leia também:  Manutenção alavancando lucratividade do posto

ANP - Seminário de Avaliação do Mercado de Combustíveis 2019 (Ano-Base 2018)

Escrito por Renato da Silveira – Professor, consultor e palestrante é fundador do Portal Brasil Postos e é especializado em estratégias de marketing digital e inbound marketing para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência.

 

Nova call to action

  • Compartilhe

Resultado da busca

Comentários

Conteúdos exclusivos com a propriedade de quem entende do seu negócio.

Assine a newsletter.

Nova call to action