Guilherme Correa
Tiempo de lectura: 4 minutos – 26 de diciembre de 2022

Manutenção de bombas de combustível: esse checklist ajuda você a evitar problemas de abastecimento

O momento econômico pede cautela na hora de aplicar seu capital de giro. Se você tem um posto de combustível, sabe que a boa condição dos equipamentos é indispensável para uma operação segura e focada em lucros e que é necessário reservar parte desse dinheiro para a manutenção de tanques, bombas e demais instalações.

Com alguns cuidados rotineiros, você prolonga a vida útil dos seus equipamentos, fica protegido de custos extras com a substituição de peças antes da hora e previne problemas que possam ser causados por defeitos mecânicos ou elétricos. Imagine quantos litros de combustível podem ser perdidos em um dia por causa de uma mangueira furada ou um bico vazando. E os danos ambientais são inevitáveis quando gasolina e óleo diesel entram em contato com o ar ou o solo.

Se você quer evitar problemas de abastecimento, precisa estar ciente de que bombas defeituosas podem ter distorções entre o volume de líquido que é liberado e o que é marcado no mostrador. É por isso que órgãos como Instituto de Pesos e Medidas e o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) fiscalizam o funcionamento das bombas de combustível em postos de todo o País com o objetivo de evitar prejuízo para o consumidor.

Nova call to action

Invista em manutenção para não gastar mais com a substituição de equipamentos

Embora as bombas sejam fabricadas para durar muito, há peças que se desgastam e precisam ser trocadas. A manutenção de bombas de combustível não é cara e você precisa reservar parte do seu capital de giro para fazê-la sempre que necessário. Você também deve tomar algumas ações preventivas para evitar problemas nas bombas de combustível e conferir diariamente os dispositivos. Pensando nisso, preparamos um checklist com os principais procedimentos. Confira:

  • Esteja com os equipamentos no prazo de validade
  • Observe se os bicos não gotejam e se interrompem automaticamente o abastecimento
  • Certifique-se de que as mangueiras não têm rachaduras, ressecamento ou desgaste
  • Fique atento a qualquer sinal de trinca nos vidros
  • Verifique se a Iluminação está ligada e em bom funcionamento
  • Verifique se todos os números dos displays estão funcionando
  • Veja se os lacres estão intactos
  • Limpe a parte externa da bomba com um pano úmido e sabão neutro
  • Limpe o filtro de entrada da unidade bombeadora regularmente
  • Faça a aferição dos bicos semanalmente
  • Troque o filtro do diesel regularmente
  • Treine sua equipe para identificar qualquer anormalidade no abastecimento

Profissionais capacitados se antecipam a riscos!

Você precisa contar com a experiência dos seus colaboradores na hora de conferir o funcionamento das suas bombas. Por isso o treinamento dos seus funcionários é muito importante. Conhecendo bem os equipamentos com os quais trabalham, eles são capazes de detectar problemas antes que tomem proporções maiores. A escolha de fornecedores confiáveis é outro fator importante para assegurar a instalação de bombas de qualidade e certificadas.

A Gilbarco Veeder Root, uma das líderes mundiais no setor de soluções e plataformas para postos de combustível. oferece um Centro de Treinamentos Técnicos que é referência na qualificação dos profissionais para manutenção de bombas de combustíveis e equipamentos de medição.

Conheça nossa linha completa de soluções para postos de combustível em nosso site. Visite também nosso blog onde você poderá saber mais sobre como otimizar, de ponta a ponta, a gestão do seu empreendimento.

 

  • Compartilhe

Resultado da busca

Comentários

Conteúdos exclusivos com a propriedade de quem entende do seu negócio.

Assine a newsletter.

Nova call to action