Antônio Cristóvão
Tiempo de lectura: 4 minutos – 26 de diciembre de 2022

Aprenda sobre o funcionamento do posto de combustível

Muitas vezes, o proprietário do posto de combustível é um investidor e, por isso, acaba não conhecendo profundamente o segmento quando decide investir nesta área. Neste caso, uma consultoria sempre ajuda no início da operação, orientando o que deve ser feito para ter um bom resultado.

Entretanto, o melhor cenário para ter uma gestão eficiente de posto de combustível é estudar o mercado e ter informações precisas para tomar decisões. Ficar na mão de um terceiro pode, a longo prazo, trazer incertezas quanto ao negócio e impedir até mesmo o crescimento estruturado.

Gestão eficiente de postos: como obter informações.

A melhor maneira de ficar por dentro sobre o que acontece no segmento de postos de combustível é aproximando-se dos sindicatos da categoria.

Os sindicatos dos revendedores são importantes fontes de informações. Eles promovem reuniões frequentes para abordar as mudanças na legislação e normas no setor, enviam comunicados impressos aos associados e fornecem as orientações necessárias para os gestores.

No Sincopetro, por exemplo, é possível encontrar uma série de materiais educativos sobre o mercado, além de dicas sobre gestão. No site, na aba materiais disponíveis, estão informações sobre a convenção coletiva de trabalho, evolução dos preços, legislação, manuais e cartilhas, modelo de LMC e etc. Também é possível acompanhar os eventos do segmento e as principais notícias.

Para aprimorar o conhecimento, vale também estudar a cartilha sobre as boas práticas na revenda de combustíveis¹.

Outra possibilidade é contar com o apoio de um assessor dos sindicatos que regularmente visitam os postos da região para dar suporte na operação e sanar as dúvidas em relação à conscientização sobre a adulteração de combustíveis, descarte de resíduos e etc. 

Nova call to action

Legislação e fiscalização

Ter a certeza de que o posto de combustível está operando de acordo com a legislação vigente também é de suma importância para a eficiência da gestão. Sendo assim, conte com o apoio de um bom escritório de contabilidade para suportá-lo em relação a esses quesitos.

Dê preferência para a construção de um escritório que seja especializado no segmento de postos de combustível.

É importante que você esteja bem amparado durante todo o processo da gestão, para que nada saia errado. 

Invista em treinamentos, consultorias especializadas e busque maneiras de obter mais informações sobre o mercado. Essa é a melhor forma de estruturar seu posto de combustível para o sucesso.

¹: http://www.sincopetro.org.br/upload/files/Boas%20Praticas%20na%20Revenda%20-%20ANP.pdf

  • Compartilhe

Resultado da busca

Comentários

Conteúdos exclusivos com a propriedade de quem entende do seu negócio.

Assine a newsletter.

Nova call to action