Carlos Ribeiro
Tiempo de lectura: 4 minutos – 26 de diciembre de 2022

Entenda a importância do teste de estanqueidade

O teste de estanqueidade é realizado no sistema de abastecimento subterrâneo e detecta possíveis sinais de corrosão ou desgaste dos tanques. Ele é um procedimento necessário para conseguir renovação da licença de operação de um posto de combustíveis, porque também identifica vazamentos e problemas nos dispositivos de sucção e respiro.

Laudos atualizados do teste de estanqueidade nos Sistemas de Armazenamento Subterrâneo de Combustíveis (SASC) precisam ser apresentados anualmente na renovação do licenciamento. Eles devem conter detalhes sobre as condições dos equipamentos, o que inclui avaliação da parte molhada (com combustível) e da parte seca (sem combustível). Tubulações e conexões também passam por averiguação. O objetivo é garantir que o líquido contido no reservatório não tenha contato com o meio ambiente.

O setor de postos de abastecimento é regulado por leis, normas e portarias

A Portaria nº 259 do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – INMETRO regulamenta desde 2009 a Avaliação de Conformidade para o Serviço de Ensaio de Estanqueidade em Instalações Subterrâneas. É preciso segui-la para obter a certificação ISO 9001.

Já a NBR 13784, estipulada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, normatiza a forma como são efetuados os ensaios.

A resolução CONAMA 273, já comentada aqui no blog, também prevê a realização de exames periódicos nas instalações e estruturas. A resolução do órgão, ligado ao Ministério do Meio Ambiente, estabelece diretrizes para o licenciamento ambiental de postos de combustíveis e serviços e dispõe sobre a prevenção e controle da poluição.

Além disso, há legislações de âmbito estadual e municipal que abrangem o teste de estanqueidade para postos de combustíveis. Na maioria dos casos, ele é solicitado a cada 12 meses para tanques instalados há mais de 10 anos e a cada 24 meses para equipamentos instalados há menos de 10 anos.

Nova call to action

O teste é ferramenta importante para detectar vazamentos e previne danos ao meio ambiente

Todas essas medidas se somam a outras que tratam do impacto ambiental em revendas de álcool, gasolina e outros derivados de petróleo, também já abordadas em posts anteriores. Qualquer pequeno vazamento, por menor que seja, causa severos problemas ao entorno, podendo até mesmo prejudicar o lençol freático. Então, todo cuidado é pouco!

Vale ressaltar que, para o empresário, os prejuízos vão desde a da perda de produtos a pesadas multas e reparação do solo contaminado no entorno do posto. Há casos em que até mesmo a população vizinha ao empreendimento é atingida e precisa ser indenizada. Por isso é fundamental para o seu negócio uma solução confiável para assegurar os resultados mais seguros.

Sonda Magnetostrictiva multifuncional: confiança na realização de testes de vazamento

Com a proposta de oferecer a melhor plataforma para atender as normas atuais que regulamento os métodos de detecção de vazamento em postos de combustível, a Sonda Magnetostrictiva da Veeder-Root foi projetada para otimizar o gerenciamento do estoque. Compatível com todos os tipos de combustíveis, ela detecta água e mede a temperatura do combustível no tanque. O equipamento também possui função de detecção de vazamentos, com taxa de detecção de 0,38 litros/hora. Desta forma você consegue antever um vazamento em tanque antes mesmo da execução do teste de estanqueidade.

Esta proteção é elevada quando pensamos na solução com bombas submersas ao invés das conhecidas bombas de sucção. Isto porque as bombas submersas mantém o produto pressurizado na linha, e possui sensores de pressão que detectam variações de pressão. Caso ocorra queda de pressão, o sistema possui recursos para interromper o fluxo de produto evitando assim vazamentos para o solo. Desta forma conseguimos garantir que não haja vazamentos tanto nos tanques quanto nas linhas de abastecimento.

  • Compartilhe

Resultado da busca

Comentários

Conteúdos exclusivos com a propriedade de quem entende do seu negócio.

Assine a newsletter.

Nova call to action