Carlos Ribeiro
Tiempo de lectura: 4 minutos – 26 de diciembre de 2022

Calibração automática dos tanques de combustível é segurança para seu posto

Tanques de combustível, por mais resistentes que pareçam, sentem a ação do tempo, sofrendo pequenas deformações em função da acomodação do solo ou movimentações ou movimentação do lençol freático. Estas variáveis afetam totalmente a geometria do tanque comprometendo o funcionamento dos seus sistemas de medição.

Em uma escala normal estas modificações não implicam em situações de risco ambiental (vazamentos), mas afetam os sistemas de medição de tanques. Neste post, você saberá como é possível minimizar os impactos e se antecipar a problemas que possam ser causados pela eventual deformação de tanques de combustíveis com ferramentas de gerenciamento automatizadas e com tecnologia de ponta.

Não podemos impedir que os processos erosivos aconteçam. Eles são ocasionados por diversos fatores, que vão da força das chuvas e dos rios, à movimentação de rochas. Até mesmo a ação dos ventos e a força da gravidade podem alterar a topografia de um terreno. Locais com tráfego intenso de automóveis, especialmente onde circulam veículos pesados, também são suscetíveis à movimentação que, para nós é quase imperceptível, mas pouco a pouco alteram a geometria do tanque.


Importância de um sistema de medição preciso


O maior ativo do posto é o combustível. Se você não tem controle sobre o gerenciamento do seu principal produto de venda, você não tem controle sobre seu negócio.

A função do sistema de medição de tanques é gerar informações precisas para um assertivo controle de estoque. Todos concordamos que um sistema de medição de tanques impreciso não serve para muita coisa. Processos comuns do posto (conferência da entrega de produto, LMC, Planejamento de compra de produtos, etc) se tornam impossíveis se o seu sistema de medição de tanques não possuir a precisão necessária.

Nova call-to-action


Como maximizar a precisão no sistema de medição de tanques

Diferentemente dos tanques verticais, que por sua estrutura aérea podem não só ser observados visualmente, como medidos de forma manual, os reservatórios subterrâneos instalados em postos de gasolina não possuem tal facilidade. Até hoje não há nenhum processo certificado e seguro para fazer o que chamamos de arqueação de tanques (tabela que relaciona altura do produto e volume). Algumas empresas se aventuraram neste quesito, entretanto o processo de transferência de produto (necessário para este trabalho) traz muitos perigos ambientais e de segurança, o que o torna inviável.

Diante deste cenário, e com a identificação da necessidade de possuir precisão no sistema de medição de tanques, o que podemos fazer para resolvermos esta questão? A resposta é Calibração Automática.

A calibração automática para tanques é um recurso que corrige os dados do equipamento quanto a geometria do tanque, garantindo precisão ao sistema de medição de tanques. Neste sentido, a Gilbarco Veeder-Root desenvolveu o Accuchart, que é uma ferramenta disponível nos sistemas TLS-450Plus e TLS-4, que compara os dados de abastecimento em tempo real com a movimentação de inventário. Tudo isto de forma autônoma e sem possibilidade de adulteração de dados.

O Accuchart pode ser executado quando lhe convém, uma vez adquirido o recurso não haverá nenhuma cobrança adicional ou despesas com calibração do sistema de medição de tanques.

As soluções Gilbarco Veeder-Root são resultado de estudos de mercado e o uso de tecnologias de última geração para atender empresas sustentáveis e com foco na preservação ambiental. Da tela do seu celular você poderá ter acesso a relatórios gerenciais em tempo real, com precisão e confiabilidade. Visite nosso site e saiba como podemos ajudar você a otimizar a gestão do seu negócio!

 

  • Compartilhe

Resultado da busca

Comentários

Conteúdos exclusivos com a propriedade de quem entende do seu negócio.

Assine a newsletter.

Nova call to action