Carlos Ribeiro
Tiempo de lectura: 4 minutos – 26 de diciembre de 2022

Calculador de ROI

Os postos de combustíveis investem enorme quantias de dinheiro mês a mês para garantir a reposição do seus estoques. Este investimento é extremamente importante para o bom funcionamento do posto, mas representa um elevado custo operacional.

Em um cenário econômico delicado, como o que vivemos no Brasil nos últimos anos, economizar se tornou palavra de ordem, o que significa que os postos começaram a passar um pente fino nas suas despesas para enxugar custos e otimizar os investimentos. Toda essa cautela foi aplicada para encarar os efeitos da crise, como o aumento dos preços dos combustíveis e a queda no movimento. 

Uma das atitudes mais inteligentes que um posto pode adotar para eliminar desperdícios de dinheiro é otimizar a maneira que efetua a gestão do estoque de combustíveis. Umas das principais formas é a utilização de um sistema de medição eletrônica para controle do inventário de combustíveis armazenados nos seus tanques.

As medições feitas com a régua são consideradas extremamente arcaicas para a gestão de combustíveis e potencialmente perigosas para a saúde do frentista , sendo que após inúmeras revisões, a norma regulamentadora de número 9 (NR9) restringiu bastante a aplicação da medição manual. 

E o que isso significa para a gestão do posto?

Basicamente, essa mudança exige que os postos adequem seus processos de medição e monitoramento para acompanhar a evolução do mercado. Além de ser um processo mais seguro para os trabalhadores, a medição automatizada apresenta dados mais consistentes, o que garante aos gestores muito mais precisão na hora de planejar os estoques e investir o capital de giro da empresa.

A Gilbarco é referência na fabricação de componentes para postos de combustíveis, sendo o sistema de monitoramento um dos produtos mais vendidos. E um dos motivos para este desempenho no mercado é a sua capacidade de retorno frente ao investimento que é feito para adquiri-lo.

Para comprovar que trata-se de um fato e não de um discurso comercial, a Gilbarco Veeder-Root criou a calculadora de ROI. Para quem não sabe, a sigla ROI significa Retorno sobre o Investimento (Return Over Investment) e oferece um percentual e o tempo para obter o retorno financeiro que um investimento trouxe para a empresa que o adquiriu. 

Basicamente o ROI é calculado da seguinte maneira:

(Ganho obtido - Investimento Inicial) / Investimento Inicial
Apesar de ser um cálculo bem simples na teoria, encontrar o verdadeiro ROI exige uma análise de diversos parâmetros e uma equação bem mais complexa e abrangente. A calculadora de ROI está presente no nosso site e funciona de maneira bem simples para explicar qual a importância estratégica de se investir num sistema de monitoramento dos tanques. Confira!

1.Detalhando os seus números

A calculadora leva em consideração diversas informações importantes para apresentar o custo mensal com a realização das medições manuais. São dados estruturais do posto, tais como o número de bombas ativas, a quantidade de tanques, os dias de operação durante um mês e a quantidade de horas diárias em atividade.

Além desses dados, a calculadora analisa a quantidade média de vendas ( exclusivamente de combustível e não de todo o posto) por mês, o preço pago por litro e a margem de lucro por litro. Para finalizar a conta, a calculadora precisa de informações sobre valor gasto por funcionário e o tempo gasto com as medições manuais dos estoques. 

2. É aqui que a mágica acontece!

Depois de pegar todos esses dados, a calculadora informa diversos dados. Vamos começar por um dos mais importantes: o custo aproximado com mão de obra realizando a medição manual. Este número é ótimo para compreender quanto o posto gasta e deixar de lucrar com um funcionário durante as operações de medição. Você vai se espantar com quanto dinheiro é gasto com este processo tão pouco eficiente.

Nova call to action

Feito o cálculo do gasto, a ferramenta apresenta os tempo gasto com a medição manual durante um mês e quantos litros (aproximadamente) um posto deixa de vender durante este mesmo período de tempo.

Por fim, a calculadora apresenta um valor estimado de prejuízo com a medição manual. Você pode fazer o teste com qualquer valor, não necessariamente é preciso inserir os números exatos da sua empresa, porém, a eficácia aumenta conforme os números inseridos representam situações reais de negócio. 

3. Fechando a conta

De posse do valor estimado do prejuízo com as medições manuais, um posto consegue calcular em quanto tempo o investimento com medição automatizada dos tanques irá “se pagar”. O tão sonhado 100% de ROI não só é possível de ser alcançado como é plausível de ser alcançado em um intervalo de tempo reduzido.

QUER CONHECER NA PRÁTICA O FUNCIONAMENTO DA CALCULADORA DE ROI?

Basta inserir alguns dados na nossa calculadora para obter acesso à nossa ferramenta exclusiva. Ela vai ser um apoio fundamental para os gestores compreenderem a economia trazida pelos sistemas de monitoramento.

Entre em contato com a nossa equipe e aproveite para conhecer as demais vantagens do sistema, tais como a sua capacidade de monitorar vazamentos e emitir relatórios automáticos de descarga, além da capacidade de acompanhamento remoto.

  • Compartilhe

Resultado da busca

Comentários

Conteúdos exclusivos com a propriedade de quem entende do seu negócio.

Assine a newsletter.

Nova call to action